Urgente – Brasil segue na lista de países mais alvejados por hackers
heraroot | Postado em |
Outubro contabilizou mais de 14,3 bilhões de ataques cibernéticos e um acumulado, nos dez primeiros meses do ano, de 136 bilhões e 656 milhões de ameaças bloqueadas o que representa 93% do total de registros do ano passado.O Brasil continua sendo um dos principais alvos do cibercrime, ocupando em setembro e outubro a quarta posição no ranking de nações mais atingidas por malware, com 4,6% e 4,8% dos ataques, respectivamente. A lista em outubro continuou sendo liderada pelo Japão (22,7%), seguido dos Estados Unidos (16,7%), com Índia (5,4%) em terceiro lugar e Alemanha (4,2%) fechando o top 5.
Os dados da Trend Micro revelam flutuação nas ameaças de ransomware em 2023. Em outubro, foram detectados 1 milhão 791 mil ataques do tipo, a segunda maior incidência no ano, acumulando em 2023 um total de 12 milhões 824 mil casos.
“À medida que as pequenas e médias empresas [PMEs] adotam novas tecnologias em suas jornadas de transformação digital, os riscos crescem e elas se tornam alvos fáceis. O trabalho híbrido, a migração para nuvem e a adoção de plataformas SaaS requerem aumento da resiliência cibernética e a implementação de ferramentas de detecção e prevenção de ameaças”, recomenda Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.
As ameaças por e-mail foram proeminentes em outubro nos Estados Unidos (36%), Alemanha (5,1%), França (4,6%), Rússia (4,2%) e Holanda (4%). A tendência no envio de anexos maliciosos via spam apresentou aumento notável de janeiro a junho, seguida por uma redução de julho a setembro, com pequeno aumento em outubro.
os principais tipos anexos de spam bloqueados foram arquivos PDF, DOCX, EXE, HTML e RTF, nessa ordem
A heralogic pode ajudar a sua empresa se blindar dessas ameaças
Deixe um comentário